Compartilhar:
O Etios, flagrado nas fotos por leitor od iG Carros em plena Marginal Pinheiros, em São Paulo, terá versões hatch e sedã e motores 1.0 e 1.6. É o primeiro veículo que a Toyota cria especialmente para mercados emergentes.
Daí a grande expectativa gerada, já que a marca não tem o costume de vender produtos que não sigam seu exigente nível de qualidade.
“Não tenho dúvida que nosso carro será muito superior ao Gol e ao Uno”, confessou nosso interlocutor. “Quebramos até uma tradição na empresa ao chamar uma empresa para avaliar o carro. Isso gerou preocupação internamente, mas foi fundamental para identificar pontos em que poderíamos melhorar o produto ainda mais”, disse.
Segundo o executivo, o Etios terá quatro versões de acabamento, duas para o 1.0 e duas para o 1.6. Por falar nos motores, eles serão importados do Japão, mas já adaptados para serem bicombustíveis.
A situação não deverá ser muito diferente no Brasil. A Toyota já anunciou que a fábrica de Sorocaba, construída apenas para o compacto, terá capacidade inicial de 70 mil unidades por ano, toda ela direcionada para nosso mercado. Ou seja, se tudo correr como previsto, a montadora japonesa deverá emplacar pouco menos de 6 mil veículos por mês das versões hatch e sedã, algo semelhante ao que a Nissan faz com a dupla March e Versa.
Mas pensar que os planos da Toyota são contidos é um erro. De acordo com o executivo da marca, Sorocaba fará muitos mais carros quando estiver com sua capacidade total: “a planta poderá fabricar 400 mil carros por ano”, revelou, um número muito mais adequado a um dos três maiores fabricantes de automóveis do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário