Batizada com o nome de uma cidade
famosa do sul fluminense, a Parati chegou ao mercado em junho de 1982
já como modelo 1983. Entrava no lugar da VW Brasília com o motor 1.5 de
78cv sob o capô. Em agosto de 82 chegou a opção de motor 1.6 MD-270
com mais torque e 81cv. Os dois com câmbio de 4 marchas manual. Em 1984
as versões LS e GLS recebiam câmbio manual de 5 marchas.
Versão muito procurada hoje por entusiastas, a versão GLS chegaria em 1988, já reestilizada, com o motor
1.8 derivado do VW Gol GTS, mas com 96cv. Outra versão lendária foi a
GTi, lançada em 1997. Cara, e por isso rara, era equipada com motor 2.0
16V de 145cv importado da Alemanha. Ela encerrava o ciclo da Parati
2p. Em 1998 chegava a Parati 4 portas, que viraria regra à partir de
1999, quando foi reestilizada e foi revolucionária por trazer a versão Turbo para os anos 2000.
A quarta geração chegou ao
mercado em 2005. Como toda a linha Gol, parecia aparentemente piorada,
com nova frente e traseira levemente modificada, que, no entanto, a
deixava com aspecto mais robusto. Assim ela durou até agora. Na linha
2013 recebeu novo revestimento na versão 1.6, enquanto a versão Surf
incorporou novas rodas de 15 polegadas, nova faixa lateral
“Surf” e logotipo bordado nos bancos dianteiros. O pacote Trend
passava a oferecer faróis com detalhe interno cromado, coluna B na cor
preta e três alças de segurança.
Desde 2006, quando chegou ao mercado o
SpaceFox, a Parati ficou esquecida, tornando-se cada vez mais rara em
concessionárias. Curiosamente, ao contrário do que acontece com outros
modelos quando começam a ser ignorados, a Parati não ganhou mais
equipamentos de série ou teve seus preços reduzidos. Fala-se que a
Parati sofria de problemas para assumir sua idade. Até meses atrás,
antes de reestruturarem o site da Volkswagen, era isso o que aparecia na
página da perua do Gol: “Parati,
a station mais jovem do país’ (…) ‘Resistência, beleza, jovialidade e
esportividade. A Parati é o carro ideal para quem aproveita bem a vida e
valoriza cada minuto dela”.
Ainda hoje seus preços começam em R$
39.813 na versão 1.6, que traz direção hidráulica, preparação pra som e
calotas, e chegam a R$ 52.378 na Surf 1.6 com todos os opcionais… Isso
explica como um modelo que na década de 80 chegou a ser o 7° mais
vendido do país vai embora como o 110º do ranking.
Mas quem é que não deseja uma nova geração da Parati? Seria este um “até breve”? Haveria especulações da nova geração, que seria improvável com a SpaceFox em linha, infelizmente é o caso.
Fotos | Volkswagen
Nenhum comentário:
Postar um comentário