No final da década de 90 a Chevrolet passava por um dos seus melhores momentos no Brasil. Tinha lançado o Corsa há alguns anos e conseguido conquistar um público mais acostumado aos modelos da Volkswagen. Também vendia o modelo mais desejado do país, o Vectra, aquele dos retrovisores integrados ao capô. Seus carros eram usados pela Presidência da República e ela ainda tinha na manga o Astra, que viria a brigar com o Golf pela liderança do segmento de hatches médios. O passo seguinte seria o mais ousado da montadora em sua longa história no Brasil, o projeto "Blue Macaw" ou “Arara Azul” em português.
Na época, a GM prometeu que ele seria o veículo mais barato do país, batendo o Uno Mille, que já levava a Fiat a disputar a liderança do mercado com a Volks.
A GM, aos poucos, corrigiu alguns defeitos de nascença do Celta, lançou uma versão sedã (Prisma) e investiu em motorizações fortes para tornar o carrinho bem sucedido. E ele reagiu, tornando-se um dos principais produtos, mas nunca foi páreo para Gol, Uno ou Palio, seus principais rivais.
Pois o Onix, seu sucessor natural, deve assumir esse papel no final deste ano, quando chegar às concessionárias da Chevrolet. O nome, aliás, é usado como referência ao projeto, mas já foi até registrado pela marca e tem grandes chances de ser mantido.
Para brigar com Gol, Uno e Palio
Com isso, é bem possível que o Celta mantenha o patamar de vendas – se não aumentá-lo – e o Onix possa atrair os clientes que hoje compram o Gol G5 e o novo Palio, por exemplo.
Para agradá-los, a GM apostou num projeto com ares bastante esportivos. “Ele lembra o Gol”, nos disse uma fonte que viu o hatch recentemente. As ilustrações que iG Carros produziu com exclusividade mostram um veículo com para-lamas saltados, faróis afilados e uma traseira volumosa com direito a um spoiler de série. A grade dividida, característica da Chevrolet, é mais discreta que a do Agile, por exemplo, o que mostra a evolução no design e na construção do modelo, que sim, pode roubar clientes do “irmão”.
O público-alvo do Onix é mesmo o jovem que atualmente não tem grandes opções baratas na marca. Os motores serão os mesmos 1.0 e 1.4 do Celta, mas com melhorias para consumir menos combustível. Os componentes do Onix são em grande parte os mesmos dos modelos Cobalt, Spin e Sonic já que eles compartilham a mesma base, surgida sobre o Opel Corsa D europeu.
A receita parece promissora e será complementada pela versão sedã que chega no começo de 2013 para o lugar do Prisma que, ao contrário do Celta, já está com os dias contados. A vida seria mais fácil para a GM se não existissem tantos hatches compactos prestes a chegar ao Brasil. Toyota Etios, Hyundai HB, Peugeot 208, Citroën C3, novo Ford Ka e as versões nacionais dos chineses devem aumentar a disputa por esse cliente, o mais numeroso do mercado. A única coisa certa é que Gol, Uno e Palio terão vida difícil daqui para frente.
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