English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Siga o Cars Sporting no Twitter

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Toyota Etios faz festa no lançamento para a televisão

Toyota EtiosFeito para ser a porta de entrada para o segmento de entrada na linha Toyota, que já queria ter entrado na categoria desde o final dos anos 90 ao planejar trazer o Yaris, o Etios quer ser o racional da categoria, por conta de ter um estilo pouco marcante, se for comparar com o HB20 da Hyundai, Palio da Fiat, e entre outros, com o preço de R$ 29.900 na versão com o próprio nome, na configuração hatch, ele vem com o motor 1.3 16v, ou 1.5 16v, ambos flexiveis, mas sem o comando de valvulas do Corolla.

Toyota Etios XSComo descrevi, o Etios veio para ser racional no estilo, mas nada impede de ter um ótimo acabamento, sendo parecido com os carros mais caros da marca nipônica. O que deixa a desejar um pouco, é o velocimetro, nada contra ele ficar no centro no painel, mas é por conta de parecer ter uma leitura difícil (no caso medidor de combustível e hodômetro por conta do tamanho que ficou reservado). Tanto o Etios hatch quanto o sedã são espaçosos internamente, com entreeixos com 2,46 m para o hatch, e 2,55 m para o sedã, refletindo em melhor aproveitamento interno. Indo ao porta-malas, mais uma surpresa, no hatch comporta só 270 litros, mas no sedã, a capacidade vai para  562 litros, 1 litro a menos do que o Chevrolet Cobalt, seu concorrente direto.
Toyota Etios XLSDesde a versão básica vem bem equipado, com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas. 
Subindo para a versão X, o Etios é acrescentado como coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB, desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. O ar condicionado, vem como item opcional.
Na versão XS, passa vir de série  ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas. Na top de linha XLS vem exclusivamente com o motor 1.5 16v de 96,5 cv com etanol e vem com faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme. 
Toyota EtiosA versão sedã do Etios vem a partir da versão X, mas vem com o motor 1.5 16 v, vem com coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro. Basicamente, a partir da versão XS, o Etios Sedã vem com os mesmos equipamentos do hacth.

Toyota Etios XLSO que impressiona no motor 1.3, é a potencia de 90 cv quando abastecido com etanol, com o torqueem 12,8 kgfm à 3100 rpm, que deixa ele com disposição para ir de 0 a 100 km/h em 12.8 segundos com o consumo urbano de 8,5km/l e consumo rodoviário de 9 km/l, segundo a fabricante, tendo poucos carros com motor semelhante fazendo a mesma média. Já o motor 1.5 em quase a mesma resposta do 1.3, chegando da imobilidade até 100km/k em 11.6 segundos no hacth fazendo 8,5 km/l no trecho urbano e 8,9 km/l no trecho rodoviário. no sedã, fazendo os mesmos testes consegue 11.7 segundos, 8,4km/l e 9,3 km/l respectivamente , sempre com etanol.
As expectativas da Toyota são boas, pois o pós-venda da Toyota é um dos melhores segundo a revista Quatro Rodas, com a pesquisa Os Eleitos de 2012, A marca vai disponibilizar para o Etios e para a linha Toyota os preços fixos do plano de revisões e kits de manutenção com peças de troca frequentes e mão de obra com preços predeterminados. A garantia será de 3 anos, como restante da linha. a marca planeja vender 70.000 unidades do Etios, preço para isso, ele tem, acabmento interno, é bom, divulgação de lançamento é bom ( veja o vídeo de lançamento), vamos ver se a Toyota está preparada para cativar os clientes do VW Gol, Fiat Palio, GM Cobalt, Nissan Versa e companhia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...