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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Novo Mercedes-Benz Classe B virá para o Brasil por R$ 115.990

A nova Classe B que a Mercedes-Benz lança no Brasil a nova geração da sua minivan. Mais largo, mais baixo e a posição de assentos mais reta proporcionam a impressão das novos rumos, deixando ele mais dinâmico, esportivo e confortável. Esse vai ser uma das estrelas da marca  no Salão do Automóvel de São Paulo.

"Nenhuma alteração de modelo na história da Mercedes-Benz incluiu tantos novos avanços de uma só vez," afirma o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do board da Empresa, responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis. "Os clientes da Classe B se beneficiarão desta guinada importante em termos de baixo consumo de combustível e baixa taxa de emissões de CO2, combinados com prazer de dirigir, muito espaço e o mais alto padrão de segurança já oferecidos neste segmento."

A nova Mercedes-Benz Classe B é mais larga e tem distância entre-eixos maior do que a versão anterior, graças ao reposicionamento do motor, mais à frente do eixo dianteiro. A altura total é ligeiramente menor, o que contribui não apenas com o comportamento dinâmico do carro, mas lhe dá uma aparência mais jovem e esguia.

A maior esportividade e a excelente aerodinâmica se mostram nas linhas laterais: o capô flui sem interrupções até a primeira coluna e a linha do teto desce suavemente até o spoiler traseiro. As laterais do teto arredondadas e sua linha moldada dão ao veículo uma aparência mais alongada. A borda inferior da carroceria apresenta saias laterais dinâmicas que, juntamente com as linhas de caráter, adicionam um toque leve à aparência do veículo. Detalhes refinados, como os faróis primorosamente projetados com o novo elemento refletor, mostram a preocupação com a execução dos detalhes que é um dos atributos mais fortes da marca Mercedes-Benz.

A versão B 200 Turbo Sport oferece ainda diversos diferenciais externos, como faróis bi-xenônio com lanternas em LED, grade dianteira com dois frisos transversais em prata com acabamento em preto brilhante, espelhos retrovisores externos também em preto brilhantes, difusor traseiro e ponteira dupla do escapamento cromada. Impacto visual marcante é causado pelas rodas de liga leve com 18 polegadas, que deixam entrever os discos de freios perfurados com pinças pintadas de cinza ostentando o logotipo MB, de aspecto fortemente esportivo.


Atendendo a pedidos feitos por muitos clientes, a posição dos assentos é mais reta. Ao mesmo tempo, o espaço para a cabeça foi melhorado. Com espaço livre de 1.047 mm na frente, a nova Classe B está entre os carros mais generosos de seu segmento também nesse aspecto. A alteração ergonômica que tornou a posição de assento mais ereta, juntamente com o rebaixamento do piso, levaram o veículo à liderança no segmento em espaço para as pernas no banco traseiro (976 mm), medida que se equipara ao espaço traseiro dos modelos das classes S e E, reconhecidos pelo conforto.

O painel de instrumentos tem acabamento em couro sintético. As três grandes saídas de ar redondas no meio e seus bocais, com design especial inspirado nas turbinas de caças a jato, adicionam mais um atributo esportivo ao novo modelo. A elegante tela colorida (TFT) do display multifuncional parece pairar sobre as entradas de ar, deixando o interior da Classe B ainda mais atraente.

A versão B 200 Turbo Sport possui revestimento do teto na cor preta, que torna o interior do carro mais esportivo. Os bancos são revestidos em couro sintético Ártico e as molduras têm acabamento em colmeia. Além da costura contrastante no volante e descansa braços e pedais em aço escovado.

Uma outra característica importante é a grande capacidade do porta-malas, 488 litros, um espaço muito maior do que o oferecido em alguns utilitários esportivos e que reforça a vocação versátil da nova Classe B.

A adoção de tecnologias de ponta permitiu a obtenção do máximo em eficiência, direção suave, grande força de tração mesmo em baixas rotações, menores emissões e baixo peso do veículo. O motor e transmissão têm design muito compacto, proporcionando à Classe B um diâmetro de giro de apenas 11 metros, excepcional para um veículo com tração dianteira. A fixação do motor e da transmissão foi projetada especificamente para atender as necessidades geradas por motores de alto torque e chegar aos mais baixos níveis de ruídos. Os coxins hidráulicos da transmissão contribuem para atingir um excepcional nível de conforto ao dirigir.

O novo motor a gasolina de quatro cilindros faz parte de uma série de motores inteiramente nova. Ele conta com o sistema de injeção direta de terceira geração da Mercedes-Benz, que foi adotado inicialmente nos motores V6 e V8 BlueDIRECT. Com 1,6 litro, o novo motor de quatro cilindros foi projetado tanto para instalação transversal quanto longitudinal. O B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport possuem 156 cv de potência. Esse motor permite uma aceleração de 0 à 100 km/h em 8,4 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h segundo a marca.

A nova Classe B utiliza a nova transmissão de dupla embreagem 7G-DCT. Extremamente compacta, graças às sete marchas, ela permite aproveitar ao máximo as características do motor. O sistema de dupla embreagem faz as trocas de marchas incrivelmente rápido sem quaisquer interrupções na força de tração, combinando o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma manual, e o motorista, caso deseje, pode fazer trocas manualmente pelos paddles shift localizados no volante.

No modo automático, a nova transmissão pode ser ajustada para maior conforto, efetuando trocas mais suaves, ou para adotar comportamento esportivo, trocando as marchas em rotações mais altas e com maior rapidez. A transmissão conta também com uma bomba de óleo elétrica, necessária para a função start/stop – equipamento de série - que desliga o motor quando o carro é imobilizado. O sistema dá a partida automaticamente assim que o pedal do freio é liberado e o condutor volta a acelerar o carro.
"Fantasticamente ágil" é a avaliação unânime de todos os motoristas que experimentam a Classe B. Três itens permitiram o incremento no desempenho em relação à geração anterior sem que haja perda em relação ao conforto: o centro de gravidade mais baixo, a nova suspensão traseira independente com quatro braços e o Programa Eletrônico de Estabilidade - ESP.

A Mercedes-Benz está implantando pela primeira vez na Classe B a última geração do programa eletrônico de estabilidade – o ESP9. Esse sistema utiliza frenagem de torque para contrabalançar a tendência do carro sair de traseira ao fazer curvas em alta velocidade. Além disso, impulsos no volante ajudam o motorista a controlar o carro nessas situações. O objetivo dos engenheiros da Mercedes-Benz foi tornar sutil a intervenção do ESP, que continua proporcionando proteção aos ocupantes da Classe B, mas sem eliminar o prazer de guiar. Motoristas com mais experiência podem andar mais rápido, enquanto os menos experientes, com um estilo de direção menos suave, serão advertidos a tempo sobre os limites físicos envolvidos na condução.

A direção eletromecânica da nova Classe B tem nova configuração. O motor elétrico do sistema de assistência está agora ligado diretamente ao volante como um sistema de pinhão duplo, otimizando, assim, o pacote como um todo. A direção elétrica atua de forma progressiva, aumentando a resistência do volante à movimentação à medida que a velocidade do carro aumenta, para maior segurança nas estradas. O sistema eletromecânico de direção também contribui de maneira importante para reduzir o consumo de combustível, pois a função de auxílio à direção só requer energia quando o volante é movimentado.

A versão Turbo Sport conta também com o recurso da direção direta, que modifica o raio de voltas necessárias no volante. Em baixas velocidades, o condutor precisa girar menos o volante para mover as rodas, aumentando o conforto. Em altas velocidades, precisa de mais movimentos, suavizando efeitos bruscos e melhorando a segurança.
Um importante sistema de segurança de série é o ATTENTION ASSIST, que detecta mudanças de comportamento do condutor possivelmente causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Esse equipamento pode ajudar a evitar muitos acidentes nas estradas causados pela fadiga do motorista. Também equipamento de série é o aviso eletrônico da eventual perda de pressão dos pneus.

O lado familiar do carro é reforçado pela presença do sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, que garante um nível de segurança muito superior à simples amarração dos assentos com cintos de segurança. O motorista e passageiro da frente contam com airbags dianteiros e laterais, além de airbags especiais para proteção dos joelhos contra choques no painel, em um total de sete airbags.

Outros sistemas de assistência que foram adotados na Classe B, provenientes das séries de modelos maiores da Mercedes-Benz, incluem Adaptive Headlamp Assist (ajuste automático de altura dos faróis), Brake HOLD function (que mantém o freio acionado sem necessidade de pressionar o pedal até que o carro seja reacelerado) e Hill Hold function (que evita que o veículo recue ao arrancar em uma subida).

A versão B 200 Turbo Sport possui também o Active Park Assist, auxiliar de estacionamento que, além de entrar em vagas longitudinais (baliza), possibilita sair da vaga também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente.

A nova Classe B será comercializada no Brasil com os preços públicos de R$ 115.900 (B 200 Turbo) e R$ 129.900 (B 200 Turbo Sport).

Fotos | Divulgação

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