![Untitled-1](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vZj4ohnbTTC-t5xxLmL4VAsEuztUfgkA_jOIIX1hWqCeylVu6mdEUYYhZImfh1qn7WwQtwEylICTnlOBgMJbuYYFeETSKljP4karhupC9CT7HnHKy7oigroFhwDGUV7KZnHqrYM-DAQQ=s0-d)
Depois
de muitas especulações e informações não-oficiais, a Amarok finalmente
recebeu câmbio automático. O equipamento está associado apenas à versão
top de linha Highline, pelo preço de R$ 135.990. A transmissão chega
dois anos depois do lançamento da picape, que no Brasil ocorreu em
2010. As vendas começam no início de abril.
![Untitled-3](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_swa_FKKZVO5m2ibv1AMUIZER0Gd0K7GKm1whuq5xkklQx2kuYti0MVgE5-g75QU9S0InA3MIje5kaix7RPPqOdUy8Hb30DQH-ilSVkPrZCqcOnA5_54aiMdyxIU7XcfItYK2dvOAd76g=s0-d)
Talvez
para compensar o atraso, a Volkswagen aplicou à Amarok o câmbio mais
sofisticado da categoria, com oito velocidades, função Sport e opção de
trocas sequenciais. O sistema tem origem Audi e equipa o luxuoso sedã
A8. A primeira marcha é bem curta e funciona praticamente como
reduzida, enquanto a oitava é longa e configura-se como overdrive,
baixando o consumo de combustível. Segundo o fabricante, a versão
automática é mais econômica que as irmãs com câmbio manual.
Para acompanhar a nova transmissão, o também avançado motor
2.0 biturbo TDI passou por melhorias. Graças a ajustes no software nos
turbocompressores, a potência aumentou de 163 cv para 180 cv a 4.000
rpm. O torque acompanhou o crescimento, atingindo 42,8 kgfm a 1.750
rpm, mas apenas na versão automática. As unidades equipadas com câmbio
manual continuam entregando 40,8 kgfm à mesma rotação. Na configuração
equipada com apenas um turbo, o propulsor não sofreu alterações e
continua rendendo 122 cv a 3.750 rpm e 34,7 kgfm a 1.750 rpm.
![Untitled-2](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sSxCkiUpxM69l2_aOowLhRen06u8BVDgQr4O0jsMtq0D6abjbXw7aaTzR5aNEFwk_sEQGym5aXOfm3JmLt9teDM27iYYq2jv9biqoczo0oWlfeqLHCyE6Fup3K21p7Z8iXgq8TTuLV-A=s0-d)
Além
de ganhos em performance, as novidades mecânicas proporcionam também
redução de emissões de poluentes. Agora, a picape está apta a cumprir
as normas da fase L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do
Ar por Veículos Automotores) para veículos a diesel. Para adequar o
propulsor à legislação, o propulsor foi dotado ainda de um filtro de
partículas. Porém, as unidades da Amarok produzidas a partir de agora
deverão ser abastecidas somente com o diesel S-50, que é mais limpo e
começou a ser distribuído em janeiro. O novo combustível tem 50 partes
por milhão (ppm) de enxofre, 10 vezes menos que o anterior.
Por fim, a Volkswagen reposicionou a caminhonete no mercado, com a
criação de novas versões e implementação de mais itens de série. A
configuração básica agora é denominada S e está disponível com cabine
simples ou dupla e tração 4×2 e 4×4, mas apenas com o motor de 122 cv.
A intermediária SE, anteriormente com venda restrita a frotistas, agora
é disponibilizada para compradores individuais. A maior novidade,
contudo, é a adoção do motor biturbo, sempre acoplado ao câmbio manual
e à tração 4×4. O para-choque dianteiro na cor da carroceria também foi
incorporado ao pacote.
Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais, freios
ABS com função off-road e bloqueio eletrônico do diferencial, chamado
de ELD. Entretanto, o controle eletrônico de estabilidade, assim
como controle automático de descida e o assistente para partida em
subida são opcionais tanto na Trendline quanto na Highline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário